Páginas

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Kefir: Conhecendo, cultivando, doando...

                    Oooiê, pessoas lindas! ♥

Hoje, gostaria de fazer um post bem natural, saudável e importante a todos nós... AMANTES do Kefir e, também, apresentá-lo àqueles que, ainda, não conhecem seus (maravilhosos) benefícios.
Bora lá?




O que é "Kefir" ?

Kefir ou quefir é uma colônia de microrganismos simbióticos imersa em uma matriz composta de polissacarídeos e proteínas.
Originário do Cáucaso é formado por lactobacilos e leveduras aptos a fermentar diversos substratos – sendo o leite (caprino ou bovino), historicamente, o mais comum deles.
Os grãos de Kefir são constituídos por leveduras fermentadoras de lactose e leveduras não fermentadoras de lactose.

Multiplicam-se conforme seu cultivo, quanto maior a temperatura mais ativos ficam e por conseguinte aumentam mais rapidamente o seu tamanho, por causa disso, são tradicionalmente doados e as orientações para seu cultivo são passadas oralmente.
Para fazê-la é bastante simples, podendo ser misturada a frutas, mel e cereais e utilizada no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte.

Para manuseá-lo, devemos atentar-nos à detalhes como o uso de instrumentos não metálicos, dada a possível reação do ácido da fermentação com os metais, mantendo-o em locais com pouca luz e de temperaturas exteriores o mais constantes possível - 15.°C até 40.°C - quanto maior a temperatura mais rápida será a fermentação, abaixo dos 10 °C o kefir entra em estado de hibernação, por isso se quiser ficar um período sem utilizá-lo, guarde-o num frigorífico.

Para quê serve?

Podemos dizer que o kefir é um complemento alimentar de alto valor terapêutico, e também um alimento probiótico, ou seja, rico em bactérias e microorganismos que fazem bem à flora intestinal enquanto tratam doenças. Vamos entender melhor os benefícios do kefir, a seguir.

História do "Kefir"

O nome kefir, ou quefir, vem do turco keif, que significa bem-estar, vida saudável. Também conhecido como “grãos do profeta”, o kefir surgiu na região montanhosa do Cáucaso, há mais de 4 mil anos.
Diz a lenda que Mohammed deu grãos de kefir para os povos ortodoxos e lhes ensinou como preparar. Os Grãos do Profeta eram considerados como parte da riqueza da família e foram passados de geração em geração.
Dessa forma, durante séculos o povo do norte do Cáucaso se alimentou com kefir sem compartilhá-lo com ninguém.

Outros povos ocasionalmente ouviam contos estranhos sobre esta bebida incomum que tinha “propriedades mágicas” e Marco Polo a mencionou nas crônicas de suas viagens no Oriente. No entanto, fora do Cáucaso o kefir foi esquecido por séculos, até que a notícia de seu uso para o tratamento da tuberculose em sanatórios e doenças intestinais se espalhou. Os médicos russos queriam utilizá-lo em seus pacientes, mas era extremamente difícil de obter os grãos e assim sua produção comercial não era possível. Foi então que, por volta de 1800, os irmãos Blandov, que tinham uma fábrica de queijo na rússia, foram contratados pelo governo russo para conseguir os grãos dos caucasianos.

Nikolai Blandov enviou sua bela funcionária Irina Sakharova à corte de um príncipe local, Bek-Mirza Barchorov. Ela foi instruída a seduzir o príncipe para conseguir alguns grãos. O príncipe se encantou pela jovem Irina, mas não estava disposto a entregar a ela seus “Grãos do Profeta”.

Irina, percebendo que não iria conseguir cumprir sua missão, foi embora. No entanto, no caminho de volta para casa, Irina foi sequestrada a mando do príncipe. Desde que era um costume local roubar uma noiva, Irina teria que se casar com Bek-Mirza Barchorov.
Após uma ousada missão de resgate montada por agentes de dos irmãos Blandov, Irina foi salva do casamento forçado e recebeu como recompensa pelos insultos que tinha sofrido dez libras em grãos de kefir. E só assim os primeiros grãos de kefir entraram na Rússia em 1808 e se espalhou pelo mundo e, há um mês, chegou em minha casa.

                           Benefícios do Kefir

A ingestão regular diária de kefir poderá trazer vários benefícios à saúde, ajudando nos processos metabólicos, combatendo problemas, entre outros.

Suas principais propriedades:

1- Problemas estomacais
2- Problemas hepáticos
3- Problemas intestinais
4- Problemas articulares
5- Problemas respiratórios
6- Fortalecimento do sistema imunológico
7- Problemas emocionais
8- Problemas dermatológicos
10- Benefícios musculares
11- Ajuda a emagrecer


⚠ Para saber mais sobre seus benefícios, visite o "Mundo Boa Forma", clicando AQUI

Soro de Kefir: "Whey Protein" Caseiro

O whey protein, consumido por quem malha e quer aumentar a massa muscular, nada mais é do que o soro do iogurte processado e transformado em pó. O soro do kefir é ainda mais nutritivo.
Para conseguir esse soro, é necessário deixar o kefir de leite coando em um pano de prato ou coador de café por algumas horas.

O site "Vou de Suco" também disponibilizou essa imagem, compartilhada no grupo de kefir do Facebook, falando dos benefícios desse soro:



Como preparar seu Kefir

Para preparar o kefir de leite caseiro precisará conseguir alguns grãos de kefir, sem importar a quantidade, pois ao serem conservados adequadamente, crescem.
Coloque em um pote de vidro. É muito importante que os utensílios de cozinha usados não sejam de metal nem alumínio, pois danificariam as propriedades do fungo.

Agora, acrescente o leite (é importante que esteja à temperatura ambiente). Pode ser integral, semidesnatado ou de soja, como preferir, mas recomendamos que não seja desnatado. Em função da quantidade de grãos adicionados deverá colocar mais ou menos leite, mas geralmente, deve-se encher até a metade ou 3/4 do pote.


Quando tiver adicionado o leite, deverá tampar o pote com um pano limpo e não com a sua respectiva tampa. Por que um pano? Porque a tampa não deixa passar nada de ar e azeda ainda mais o kefir de leite. Guarde em um lugar escuro e deixe repousar durante 24 horas.

Não guarde na geladeira, pois o processo de fermentação não se produz no frio.
Depois de 24 horas, pegue o pote e coe o leite. Lembre-se que a peneira não pode ser metálica. Com a ajuda de uma espátula (de plástico ou similar), remova o fungo para poder peneirar bem e extrair todo o líquido. O líquido extraído é o kefir de leite, portanto deverá colocá-lo em outro pote de vidro.

Quando tiver peneirado tudo já terá sua bebida de kefir de leite. Como você pode ver, é similar a um iogurte líquido mas seu sabor pode parecer um tanto azedo, por isso pode adicionar um par de colheres de sopa de açúcar ou canela. Se quiser que pegue um pouco mais de consistência, pode deixar algumas horas na geladeira.

Quanto ao resto de grãos de kefir, repetiremos o mesmo processo com leite novo. Assim conservaremos os grãos e conseguiremos que eles cresçam. Conforme cresçam deverá aumentar a quantidade de leite, até chegar o momento de dividi-los porque será muito para um só pote.
(Fonte: UmComo)


Onde encontrar doação de colônias 

Você poderá encontrá-lás em diversos grupos no Facebook, onde muitos cultivadores doam seus "bebês", afinal, eles crescem MUITO e muito rápido.

E você, também usufrui dos benefícios do Kefir ? Gostou do post ? Não esquece de nos deixar sua opinião nos comentários, tá ?

Em breve, farei um post só com receitas utiliando Kefir (ou Tibico).



(Fontes utilizadas e consultadas para esse post:

📌 UmComo     📌 Vou de Suco    📌Mundo Boa Forma


Nenhum comentário:

Postar um comentário